Nessa última quarta-feira (03 de Julho) foi oficializada, em Brasília, a criação da FREMÚSICA – Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música, que acaba de nascer e já possui as assinaturas de 226 deputados oriundos de 26 partidos diferentes. Quase metade das cadeiras da câmara federal!
A ideia é pensar os ativos da indústria da música como um segmento de mercado forte, competitivo, importante e de grande relevância econômica. os caráteres imateriais, próprias da cultura não entram nas questões da FREMÚSICA, porque este assunto já possui uma frente parlamentar específica.
Contudo, este que lhes escreve afirma que obviamente uma coisa está ligada à outra e digo que se a população brasileira tiver mais acesso aos instrumentos musicais, terá oportunidades muito maiores de produzir música, ou seja; arte e cultura.
Três aspectos do acesso aos instrumentos musicais são muito importantes: 1º) A maior qualidade dos instrumentos permitirá que os timbres e sonoridades sejam melhores e ficará mais fácil para o músico tocar e melhorar seu desempenho técnico. 2º) A diversidade dos tipos dos instrumentos (cordas, sopro, teclas, percussão) por si só gera uma gama estendida de possibilidades e, de posse de recursos diferentes as pessoas poderão entender como os inúmeros instrumentos funcionam e criar aplicações para eles em suas músicas. 3º) A quantidade de instrumentos é algo imprescindível, porque um número maior de pessoas poderá ter acesso a eles em inúmeras localidades distintas, o que é fácil de imaginar que os resultados musicai serão muito diferentes por conta dos aspectos culturais específicos das pessoas de cada região.
Veja: Eu não mencionei “nenhuma” pauta, agenda, ideologia, programa, pedagogia ou projeto de ensino artístico ou cultural, bem como me isentei totalmente de juízos de valor! Apenas construí argumentos baseados na presença material dos instrumentos musicais disponíveis às pessoas! E só isso poderia provocar inúmeros e inimagináveis resultados! Portanto creio que essa iniciativa também tem um caráter “supra ideológico”!
Além dos instrumentos musicais, a indústria da música também compreende o setor de áudio e de sonorização, tanto no aspecto da fabricação quando no da importação. Imagine se os músicos pudessem ter acesso a equipamentos melhores para gravar suas obras! Reflita também se os teatros, bares, casas de shows e locadoras de som para espetáculos pudessem adquirir equipamentos de última geração para sonorizar melhor os shows e os eventos! É isso que a FREMÚSICA também pleiteia, através da redução de impostos na importação e fabricação desses equipamentos, visto que eles incidem diretamente em uma rica cadeia de produção cultural.
Observe que novamente não se trata de escolher dentre os diversos estilos musicais, nem de privilegiar um em detrimento do outro. Trata-se de abastecer uma industrial cuja produção é “imaterial” (a música), dos meios materiais dos quais ela precisa para produzir!
A FREMÚSICA nasceu no ceio das indústrias e das importadoras de instrumentos e equipamentos de áudio. É uma iniciativa privada (advinda diretamente da sociedade), que teve seu primeiro período de encubação na ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música (presidida por Daniel Neves) e que posteriormente seguiu em direção ao Congresso Nacional, onde encontrou essa adesão imensa de tantos deputados.
A Frente Parlamentar será presidida pelo deputado federal Roberto Pessoa (PSDB-CE), Daniel Neves presidirá seu Conselho e outras pautas importante estão na lista, como o apoio à fabricação e importação de som automotivo, a proteção do direito autoral para compositores, o incentivo à prática musical e o desenvolvimento de políticas nacionais para a expansão das “cidades da música” no Brasil. Também há propostas quanto à desburocratização do setor para tornar esse segmento mais autônomo e competitivo, o que vai ao encontro das pautas econômicas liberais da atual gestão do executivo federal.
Certamente é uma notícia alvissareira que pode trazer grandes benefícios a todos os músicos e amantes da música!
Com a alegria de trazer um pauta que alimenta as esperanças em um futuro mais ritmado, melodioso e harmonioso, eu me despeço desejando a todos um ótimo, divertido e revigorante final de semana!