Provavelmente esse texto vai desagradar a gregos e troianos, mas…
Há anos assistimos as guerras políticas travadas no Brasil e isso se estende ao mundo todo, que monitora os acontecimentos internacionais, afinal o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do planeta, um grande fornecedor de matérias primas, tem extensão territorial continental e uma economia ainda grande, apesar da crise.
As batalhas entre grupos rivais não são novidade, mas os inesperados confrontos internos que emergiram desde a posse de Bolsonaro, tomaram proporções alarmantes e parecem colocar em xeque os resultados dessa gestão iniciante, podendo fazer submergir a sua governabilidade.
Assistindo aos noticiários e vendo toda a balbúrdia que inunda a Internet, pude identificar traços comportamentais grupais e perfis psicológicos marcantes nos direitistas e nos esquerdistas.
Uma maneira fácil de explicar esses padrões é através da exemplificação, comparando com famosos personagens fictícios.
Os integrantes da direita que estão no poder se assemelham muito aos heróis da Marvel. Todos muito personalizados, com egos e sensos de protagonismo proeminentes. Assim como tem a saga dos vingadores onde os personagens aparecem no mesmo filme, os heróis principais também têm seus longas-metragens particulares e nos filmes onde se encontram é comum brigarem entre si!
Quaisquer que sejam eles (Hulk, Home de Ferro, Homem-Aranha, Capitão América, Thor…) nos permite pensar nas sábias palavras de Raul Seixas: “É muita estrela pra pouca constelação!”
Mas na analogia brasileira, o personagem mais emblemático talvez seja o Hulk, que antes de virar uma ervilha furiosa, é um cientista com habilidades e conhecimentos incríveis, mas com uma inteligência emocional paupérrima. Ao ser provocado não apenas reage grotescamente contra o provocador, mas quebra tudo o que estiver ao seu alcance. Uma espécie de Godzilla que destrói Tóquio para salvar Tóquio! (risos)
Percebam quantos enciclopédicos explosivos têm nessa direita que não se endireita! (risos)
Do lado oposto está a esquerda doutrinada e doutrinária. Seus personagens se parecem mais com os Power Rangers. Tiveram muito tempo para construir suas narrativas sócio-político-econômicas e se apresentam bem ensaiados. A coreografia é ridícula, mas muito bem sincronizada! Não brigam entre si e conseguem articular bravatas únicas para desgastar o governo.
Isso ficou nítido na Comissão de Constituição e Justiça por onde transitou a proposta de reforma da Previdência. Todos os esquerdistas se colocaram a sabotar as continuidades das sessões com incontáveis questões de ordem, centenas de interpelações e inúmeras objeções para fazer o que já fariam; votar contra a reforma. #SurpresaZero! (risos)
Mas o Brasil não é para amadores… Aqui não tem apenas as duas vertentes ideológicas antagônicas. Também tem o “centrão”, onde muitos de seus membros somente têm filiação partidária para se candidatar, manter seus cargos e em muitos casos com o exclusivo propósito de obter vantagens pessoais; como desfrutar do poder institucional e das mordomias, acessar recursos públicos, ou mesmo não se resguardar da cadeia (o que acontece com frequência).
Nesse sentido, o enredo ensaiado e coordenado da esquerda (embora falacioso, fantasioso e ardiloso) parece conseguir captar diversos apátridas do “centrão”, que lhes servem de suporte político. Aliás, o patriotismo não é mesmo uma pauta esquerdista, porque o negócio deles é a nova ordem mundial com um governo globalista, mas esse assunto é pra outro artigo.
Enquanto isso, a direita esbravejante não consegue sequer se comunicar bem consigo mesma, quanto mais com o numericamente poderoso “centrão”, o que coloca as votações do congresso em risco e pode fazer o governo ficar em péssimos lençóis, deixando a população brasileira sem dormir direito.
Aliás, o que o Brasil precisa é que a direita, que foi eleita e está no poder, faça as coisas direito! Só isso! (risos)
Fica a pergunta: “Direita Marvel vs Esquerda Power Ranger” – Quem triunfará?!
Que todos tenham um ótimo, divertido e revigorante final de semana. E “FELIZ DIA DAS MÃES”!!!
P.S. Sei que é ridículo colocar as coisas nesses termos! 😉
1 comentário
não da nem pra comentar sem entrar numa treta politica…mas aqui é Power Ranger porra. Power Rangers tem a força Power Rangers são heróóóóiss