Não se trata de um texto saudosista! Essa tinha que ser a primeira frase para deixar claro que virão propostas e não lamentos…
A diversão nunca esteve tão dissociada da cultura como nesses tempos.
Sim, existe música nas festas, mas é o bate estaca repetitivo que coloca o público numa aula de aeróbica a rebolar, abaixar, levantar, pular, levantar o pé, levantar poeira, ir para o lada de lá e depois voltar para o lado de cá, para trás e depois para frente… Tem shows que mais parecem aulas de zumba! (risos)
A arte deixou a maior parte dos palcos brasileiros há muito tempo!
Nesse ambiente mentalmente primitivo, há uma série de pessoas que abandonou a vida noturna e outras que precisam sair para extravasar, mas que ao encontrar essa qualidade de entretenimento, mais se aborrece do que se diverte. Estou nesse grupo!
O problema é sistêmico e coordenar o conteúdo artístico-cultural da mídia e da imprensa com os interesses antagônicos dos departamentos comerciais dos próprios veículos e dos anunciantes é impossível. Então não vou perder meu tempo com essa explanação.
Mas esses atentados múltiplos que ocorreram na França mostraram uma reação louvável e não foi a bélica. Refiro-me aos parisienses que saíram às ruas e que não desistiram de sua liberdade, nem que lhes exponha aos fuzis e bombas terroristas. Isso também ficou claro quando ocorreu a chacina da redação do jornal Charlie Hebdo.
Agora, o Ministério da Cultura da França imediatamente se colocou em apoio ao Bataclan (casa de shows onde houveram mais vítimas) e em nota oficial manifestou que vai aumentar o fomento à música para que o país não seja vitimado culturalmente pelas ações ofensivas!
Veja que um povo milenar como o Francês deve ter algum motivo para declarar apoio à cultura e à música, diante de se tornar alvo de terrorismo doméstico e internacional, não é?! Por que não resolver essa questão apenas com tiros e bombas, nos campos de batalha?! A resposta é simples. É porque a vida normal das pessoas acontece em tempos de paz, nas ruas ao ar livre, em suas casas, com suas famílias, amigos e nos ambientes socioculturais denominados de bares, restaurantes, casas de shows, teatros, cinemas, galerias, escolas, praças, estádios, arenas, ginásios, parques…
Esse é motivo pelo qual diversas nações ocidentais vão entrar nessa guerra: para que as coisas voltem ao normal!
Mas de uma coisa eu tenho certeza: o Brasil não é a França e aqui não se dá muito valor ao imaterial, ao abstrato, às ideias, ao pensamento, à tecnologia, à cultura, à arte…
Em nossos bares há bebida demais e cultura de menos! Em menos de duas décadas a arte foi quase completamente removida da vida noturna e isso é “lamentável”!
Será que estamos nos transformando numa nação de abestados? Será que os políticos desejem isso para poder se eternizar no poder? Parece que sim, não é?! O fato é que as coisas chegaram ao extremo do máximo da porcaria que se pode consumir e alguma coisa tem de ser feita com urgência.
Como os governos parecem querer emburrecer o povo e a mídia quer atrair a população para seus veículos de comunicação com a finalidade de aumentar seu faturamento devido à grande audiência, que justifica os altos valores junto aos anunciantes, a única coisa que nós temos; somos nós mesmos!
Então, que tal você agir como um divulgador da boa arte e cultura?! Mas não faça isso criticando que já se sabe ser ruim ou pobre. É melhor investir energia promovendo o que é bom do que gastar tempo depreciando o que é ruim.
Muitas pessoas consomem os ditos “lixos culturais” porque não conhecem outras opções artísticas! Pense que as pessoas que consomem a cultura de massa podem ser nossos próximos parceiros! Salve simpatia pra cima deles!!! (risos)
Espero voltar a ver pessoas se divertindo com melhores shows, comidas, drinks, assuntos, arte e cultura! E por falar nisso, nesse sábado vamos fazer um show muito especial em Araras, onde receberemos a participação de um dos maiores nomes do blues brasileiro, o grande Big Chico! Estão todos convidados e para maiores informações, procurem nas minhas redes sociais!
Com fé, me despeço desejando a todos um ótimo, divertido e revigorante final de semana!
.