Nesse último dia 15, os violonistas “Euclides Marques” e “Luizinho 7 Cordas” vieram para Araras realizar uma apresentação ocorrida no Centro Cultural. O nome do duo é “Gato Preto” e em seu repertório de composições prioritariamente brasileiras para violão estavam arpejos, acordes, escalas, trêmulos, vibratos, ligados, trinados (técnicas de instrumento) e um sincronismo estupendo.
Ambos os músicos desfrutam de currículos dignos de menção: Euclides é formado em música pela UNICAMP, foi professor do renomado conservatório paulistano IG&T à convite do grande violonista Ulisses Rocha e já possui dois álbuns, o primeiro de nome “Violão Brasileiro” é solo e o segundo (“Remexendo”) é com seu atual parceiro.
Luizinho por sua vez, representa a old school (velha escola) do violão brasileiro e está comemorando 50 anos de uma carreira brilhante, na qual já tocou com inúmeros (se não todos) os maiores músicos brasileiros. No show ele comentou brevemente já ter tocado seu violão para Vinícius de Moraes, Toquinho, Jamelão, Tim Maia e também de ter feito parte do tradicional grupo Demônios da Garoa.
Dentre os presentes no show, estavam apreciadores da boa música, músicos, professores deste ofício e a tônica que pairava no recinto era a reação silenciosamente atônita diante de tanta maestria com os violões.
Tanto Euclides, quanto Luizinho floreavam músicas que originalmente já oferecem grande dificuldade técnica para suas execuções, fazendo tal façanha com uma sonoridade límpida, muito bom gosto, melodiosamente e com sorrisos nos rostos sem esboçarem quaisquer esforços.
Vejam; o violão de 6 cordas já oferece uma complexidade imensa para se tocar bem, agora imaginem os dois com violões de 7 cordas tocando em altíssimo nível e poderão ter idéia da qualidade técnica, musical e estética do espetáculo.
Mas não se preocupem, porque aqueles que não puderam assistir a este espetáculo poderão vê-los no SESI de Rio Claro, na sexta-feira que vem (dia 24/09/2010), à partir das 20h e conforme colhido com Euclides terá entrada franca.
Seguem os dados de lá: CAT José Felício Castellano – Av. M29 – Rio Claro/SP – Fone: (19) 3522-5663.
Tenham um ótimo final de semana e muita arte!