Rubem Farias lança o CD “Resposta”!!!

10449170_547992921978998_8602162031925736930_n

Revisitar a obra de um artista é sempre um prazer, principalmente se esse novo contato vem através de outro trabalho, recém-lançado e, fica ainda mais especial quando se trata de um amigo de longa data!

Desta forma, é com imenso prazer que trago, a essas linhas músicas, o novo CD do contrabaixista, multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical, Rubem Farias!

E como se trata de um músico de mão cheia, reconhecido por todo o Brasil devido à sua qualidade técnica e sensibilidade musical e, que já partilhou o palco e estúdios de gravação com grandes mestres, artistas e estrelas, o disco em questão não poderia ter outro resultado se não o brilhantismo!

Falo do álbum “Resposta”, que traz 11 composições inéditas da mais acurada música instrumental contemporânea brasileira, que transcende ao próprio universo do jazz. Classificar esse trabalho como tal seria uma diminuição das inúmeras vertentes, influências e sotaques que as composições tangem, das quais Rubem assina dez delas e o lendário Filo Machado assina uma (a nona faixa – Água Viva).

Todo gravado me São Paulo no Estúdio BRC e mixado no Estúdio Malakias (por Guilherme Chiappetta), o álbum contou com um time de músicos do mais alto gabarito, são eles: Sidmar Vieira nos trompetes, Cássio Ferreira nos saxofones, Vítor Cabral nas baterias, Bruno Cardoso nos pianos e teclados, Bocato no trombone da décima primeira faixa (Rio de Lágrimas), Gabriel Bahlis no baixo acústico da oitava faixa (Zé Bicão e Monjardim) e Mafalda Minnozzi nas castanholas da terceira faixa (Guapa).

Marcelo Machado, Gileno Foiquinos e Filó Machado também participaram dos corais da primeira música do CD (Manhã) e Filó assina a produção geral do álbum, dividindo a direção musical com o próprio Rubem Farias.

Com toda a luz dessas estrelas da música brasileira (e italiana) o álbum Resposta transita por uma sonoridade rica e busca elementos do jazz norte americano, das abundantes fontes musicais brasileiras (como as de Hermeto Pascoal e de Egberto Gismonti) e finca o pé nos pulsos rítmicos africanos, dos quais tanto a música brasileira quanto a norte americana deveriam. As melodias (em sua maior parte) são desenvolvidas pelos metais (instrumentos de sopro) e fluem com grande suavidade.

É um trabalho que expressa um amplo universo musical e que apresenta com grande fluência os diversos sotaques e aromas musicais pelos quais transita. Trata-se de um disco heterogêneo quando tomado música à música, mas que visto como um todo flui com grande homogeneidade e leveza.

A capa do CD mostra suas influências de uma forma bastante artística e minimalista. Apenas desenhada e toda em preto e branco, a artista Marta Rodriguez Morán sintetiza as vertentes musicais nos instrumentos, notas e símbolos musicais que compõe o cabelo de uma pessoa esboçada em simples traços, ambos em coloração branca, sobre um austero fundo preto.

É um trabalho cuidado nos mínimos detalhes e que culmina por se tornar uma obra de arte do começo ao fim!

Interessou?! Então seguem os canais oficiais de Rubem Farias para que possam entrar em contato com seu trabalho e desfrutar desse maravilhoso disco: Site oficial: www.rubemfarias.com Perfil no Facebook: www.facebook.com/rubemfarias.divulgacao Página no Facebook: www.facebook.com/Resposta-Rubem-Farias .

Feliz por poder sugerir mais um excelente trabalho musical, novamente me despeço desejando a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana; desta vez ao som do álbum “Resposta” do virtuoso músico e compositor, “Rubem Farias”!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3721

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.