MIS apresenta exposição sobre David Bowie!

03 Exposição David Bowie MIS FOTO  Vicente Gil_baixa

Exposição David Bowie no MIS em São Paulo/SP – Foto: Vicente Gil

O MIS – Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e situado em sua capital, está apresentando uma exposição de importante relevância artística, histórica e cultural, tanto por seu conteúdo quanto pelo seu formato.

O tema é o músico, cantor, ator e compositor britânico (nascido em 08 de janeiro de 1947), David Bowie, que é tido como o “camaleão do rock” por suas dezenas de facetas sonoras, funcionais e visuais, assim como são plurais as suas prerrogativas. Ele teve diversas passagens pelo cinema, ora em papeis menores, outras em papeis maiores, mas por diversas vezes em filmes de grandes produções hollywoodianas.

David Bowie também pintou e escreveu muito além de atuar, mas o seu maior destaque certamente veio da música, onde fez parcerias homéricas com nomes como John Lennon, Freddie Mercury, Annie Lennox, Iggy Pop e Stevie Ray Vaughan entre tantos outros superstars da música mundial.

Para se ter uma ideia: Em 2004, a Rolling Stone (um dos mais relevantes veículos que pautam o cenário musical mundial) o colocou na 39ª posição na lista dos “100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos” e em 23º lugar na lista dos “Melhores Cantores de Todos os Tempos”.

David Bowie também teve forte engajamento nos movimentos de libertação gay da Europa e USA, onde seu visual e postura andrógenas ajudariam a determinar novas fronteiras sociais e comportamentais para a juventude daquela época.

Voltemos à exposição: Toda organizada pelo V&A – Victoria and Albert Museum (de Londres – UK) e contendo mais de 300 itens do acervo pessoal do artista, a mostra oferece um “mergulho literal” no universo psicológico, cultural, artístico, histórico e criativo de David Bowie.

E quando usei o termo “mergulho”, não foi por acaso! Para adentrar à exposição cada pessoa recebe um par de fones de ouvidos que vão mudando de som de acordo com a aproximação que o visitante estabelece com os itens expostos. Some-se a isso que três andares do MIS foram totalmente revestidos com carpetes pretos (no chão, paredes e teto), que são percorridos por finos tubos luminosos de LED que seguem tridimensionalmente em ziguezague.

Desta forma, você sente absorver-se num ambiente em que perde a noção espacial por um breve momento e passa por todo um roteiro de itens, textos, vídeos e sons onde praticamente não é possível se comunicar com os demais visitantes, visto que seus ouvidos estão vedados e sonorizados pelos fones. Em entrevista à TV Gazeta, a produtora do MIS, Larissa Peron, fala sobre o caráter totalmente imersivo da exposição e tenho de concordar em gênero, número, grau e ressaltar o quanto é interessante essa experiência multissensorial, individual e intransferível! Remete muito às diversas músicas com temas espaciais de David Bowie.

Permaneci por aproximadamente uma hora em visitação, mas sugiro que vão sem pressa e atentos às entrelinhas, porque além dos figurinos extravagantes, também estão diversas pistas de seus métodos criativos, muitos textos e vídeos explicativos, um software que o artista idealizou e encomendou para auxiliá-lo em suas composições e dois lances de escada com seus tetos recobertos por dezenas de livros que Bowie escolheu como fortes fontes de informação e conhecimento. Pretendo fazer uma segunda visita e depurar todo esse conteúdo, por quanto tempo for preciso!

Interessou?! Então segue o endereço do site oficial do MIS, onde a exposição (que teve início em 31 de janeiro) fica até o dia 20 de abril de 2014: www.mis-sp.org.br

Mais uma vez desejo a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana, desta vez ao som do rock britânico de David Bowie!

P.S. E como não dá pra deixar a piada passar: FELIZ ANO NOVO BRASIL!!!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3504

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.