Ricardo Gaspa, ex-contrabaixista da antológica banda de rock brasileiro – Ira!, acaba de lançar seu primeiro álbum solo, o “Gaspa – The Bass Player”!
Esse disco representa a retomada de uma das principais paixões do músico, o contrabaixo acústico, bem como a coroação da careira solo que o baixista vem trilhando após o término de sua consagrada banda anterior.
Nesse CD; Gaspa apresenta uma sonoridade mais acústica, que tem uma estreita relação com o grave e amadeirado som do contrabaixo acústico e, dá grande vazão ao seu lado de “compositor”, assinando a autoria de 8 das 10 música do álbum. Nas canções inéditas, “Sobre o Outono” e “Rosa dos Ventos”, Gaspa contou com a parceria de Ricardo Alpendre nas letras e nos vocais.
Já na primeira faixa (“Sobre o Outono”) é possível perceber o caminho musical pelo qual as notas do walking bass vão dando a direção e a sonoridade do álbum se compõe bastante homogênea e agradável!
O trabalho recebe a evidente participação especial de Marcelo Nova (vocalista do Camisa de Vênus) e em “Outubro de 65” (2ª faixa), minutos antes do ano 2000, brota um solo de guitarra semiacústica com arranja à lá rockabilly que realmente nos traz todo o swing dos acordes levemente distorcidos dos anos dourados.
A terceira música se abre com uma guitarra de pegada mais rock e os arranjos de teclados puxam sua sonoridade algumas décadas para frente!
Outra participação mais do que especial desse disco, é a do cantor e compositor trovadoresco – Wander Wildner, que empresta sua voz para a décima faixa – “O Tolo dos Tolos” e também canta “Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro” (a 4ª música), que é de sua própria autoria.
Em “Gaspa – The Bass PLayer”, o contrabaixista assume pela primeira vez os microfones e “duelando” com Marcelo Nova, canta e toca a “Tanto Quanto Eu” (6ª música), que ainda conta com um primoroso solo de piano.
Uma curiosidade é que encontrei três grandes amigos na ficha técnica desse trabalho: O roqueiro rural Flávio Landau, que dá os tons românticos às canções “Mistério” e “Tudo em Mim” (3ª e 5ª faixas respectivamente). É preciso salientar a participação especial de Karol Sun, que junto com Landau deixa os refrães de “Tudo em Mim” ainda mais apaixonantes!
Os outros parceiros de décadas são o meu guru espiritual da guitarra – Edu Gomes, que além de ter gravado as guitarras também assina a produção artística do disco e o pianista e tecladista Adriano Grineberg, que ao lado de seu irmão, o baterista Sandro Grineberg, participa da gravação do álbum todo.
Netto Rockfeller assina a coprodução artística do disco, quem assume a produção executiva de todo o projeto é Marcelo Fontanesi e a parte comercial fica a cargo de Maura Costa – (11) 9.8512-4265!
O álbum “Gaspa – The Bass Player” traz uma evidente maturidade nos arranjos, nas composições e um equilíbrio fantástico de mixagem e masterização, que somados ao som acústico do contrabaixo, culminam num trabalho bastante coeso, completo e harmonioso!
Interessou?! Então seguem os canais oficiais de Ricardo Gaspa: www.facebook.com/gaspabassplayer (Facebook) – twitter.com/@GaspaBassPlayer (Twitter) – soundcloud.com/gaspa-the-bass-player (SoundCloud).
E, como tradicionalmente, vou finalizando o artigo dessa semana desejando a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana; desta vez ao som do disco “Gaspa – The Bass Player”!
Veja a imagem da página publicada – JPG:
.