Confiram o que rolou no “Best of Blues Festival”!

31926_240413_1934_g

De fato, sou réu confesso quanto às minhas preferências musicais e sempre digo, para quem quer que seja, que sou aficionado pelo blues e pelo rock, sobretudo pelo blues/rock!

Desta feita, venho trazer ambos esses estilos musicais para as linhas do artigo de hoje: Refiro-me ao “Best of Blues Festival”, que acaba de acontecer e trouxe sete atrações de grande peso na história da música mundial para os palcos da cidade de “São Paulo”, são elas: “Buddy Guy”, “John Mayal”, “Taj Mahal”, “Dr. John”, “Shemekia Copeland”, “Nuno Mindelis” e “Chris Cornell”.

Realizado pela “Dançar Marketing & Comunicações”, o evento contou com vários apoiadores que faço questão de mencionar, visto sua imprescindível contribuição para com esse gênero musical tão valioso: “Rádio Eldorado”, “Kiss FM”, “American Airlines”, “Esser”, “Livraria Cultura”, “Sheraton Hotéis”, “BIS”, os portais “UOL”, “obaterista.com”, “Território da Música” e as revistas “Rolling Stone”, “Bravo”, “Exame”, “Alfa”, ”Guitarload” e “Carta Capital”.

Antes de adentrar aos assuntos musicais, quero salientar a memorável participação e apoio que a tradicional “Rádio Eldorado” proporcionou para o evento: Além de veicular informações e promover a iniciativa, a emissora montou uma exposição com textos e fotos em um corredor de painéis, onde brevemente se podia conhecer os 55 anos (recém completados) da história desse importante e valioso veículo de rádio difusão.

Outra atuação da rádio, foi a montagem de uma ilha de som, com dois Djs, para sonorizar o saguão social, anterior à sala de espetáculos, o que trouxe a boa música para além do palco. Desta forma, aproveito para parabenizar à “Rádio Eldorado”, uma emissora séria que desde sempre apoia, zela e preza pela cultura, informação e boa música!

Voltemos aos shows: Todos os artistas do line up, de certo são tradicionais e de conhecimento público quanto à relevância de seus papéis na história da música mundial e vê-los em sequência foi uma experiência no mínimo sui generis, por conta dos contrastes de suas musicalidades. Uns mais intensos e outros mais sublimes, mas todos com sua particular excelência ímpar!

Contudo e, baseado na primeira frase desse texto, quero expressar a quão avassalador foram os shows de “Buddy Guy”! Um senhor de 76 anos de idade que tocou sua guitarra e cantou com toda a selvageria e energia de um adolescente! Seu timbre de guitarra, uma Fender Stratocaster com dois amplificadores Bassman (da mesma marca) soou com tamanha força que todos os presentes simplesmente levantaram de seus assentos e foram para junto do palco vibrar com essa lenda viva que ali realizava estripulias em cima de estripulias!

“Buddy Guy” tocou com a guitarra nas costas, por entre as penas, elevada acima da cabeça, ferindo as cordas com uma baqueta de bateria, com uma de suas toalhas brancas e  quando quebrou uma das seis cordas, ele simplesmente ignorou a falta que ela poderia fazer, a arrancou do instrumento e a rodando com força, golpeou sua guitarra, solando virtuosamente com as demais cordas que sobraram! Bom demais da conta!

Além da intensidade da guitarra de “Buddy Guy”, faz-se necessário dizer o quanto a sua voz também continua vibrante e jovial! Certamente foram shows de emoções imensuráveis e, sem contar que ele desceu do palco para tocar e cantar bem no meio da galera! Surreal!

O outro ponto alto do festival foi o show da cantora “Shemekia Copeland”, que num dado momento dispensou o microfone, se dirigiu à boca do palco e simplesmente cantou estrondosamente, à capela, para aproximadamente duas mil e quinhentas pessoas do público. Esse foi um momento em que todas as pessoas pasmaram-se com a força da voz daquela mulher! Uma experiência quase sobrenatural para o deleite de todos!

Além de toda a excelência que o “Best of Blues” demonstrou quanto às estruturas de luz, som, telão, palco e line up, outro adendo fantástico que o festival trouxe, foi a publicação de um livreto muito bem escrito e ilustrado trazendo informações sobre a iniciativa, atrações e sobre o blues! Fantástico!

Com todo o fervor dessa música incandescente, que é o blues, despeço-me lembrando que todos esses artistas aqui citados estão à distância de apenas “um clique”, pela Internet e, que vale muito à pena procurá-los e desfrutar de suas exímias musicalidades!

Que todos tenhamos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana, desta vez: Com o melhor do Blues!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=3055

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.