Aperto o play e o CD se abre com uma fala (de voz própria) onde Raul Seixas diz: “Quem tá começando agora, eu não quero ranço de coisa de velhice. Sabe? Eu quero uma coisa nova! Eu quero uma coisa nova… Eu quero uma coisa novíssima! Então vamos fazer a cabeça dos novos, porque os velhos já estão fritos!”
Logo após (nos primeiros 29 segundos), segue uma série de timbres modernizados, mesclados com efeitos eletrônicos que entoam uma das melodias mais conhecidas e consagradas da música brasileira. Tudo isso desemboca numa “virada” de bateria sintetizada e a continuação é a versão em espanhol do clássico “Metamorfose Ambulante”, toda remixada pela “Dj Vivi Seixas”, que como podem supor; não se trata de uma mera coincidência de sobrenomes, mas sim da caçulinha de “Raulzito”!
A segunda música também consta na galeria das imortais, “Aluga-se”. E como seu refrão fala (“É tudo free!”), pode-se dizer que as tecnologias gringas da música eletrônica realmente entraram pela porta da frente da maluca música beleza de “Raul Seixas”, trazendo as composições de décadas atrás para o presente momento! – Muito bom!
Assim é a sensação de se ouvir o disco “Geração da Luz”, recém-lançado pela Warner Music Brasil, onde a “Dj Vivi Seixas” explora profundamente seus dançantes dotes musicais e faz uma espécie de “upgrade” na obra de seu pai.
A quarta música é “O Carimbador Maluco” (Pluct, Plact, Zummm) e, toda absorvida e intensificada por uma forte “pegada” eletrônica, vem a desejar “boa viagem” aos navegantes dessa jornada sonora que segue até a décima segunda música e vai deixando os malucos belezas encantados em reouvir os grandes clássicos de “Raul Seixas”, de uma forma completamente renovada, ao mesmo tempo em que o respeito às identidades originais das canções foram totalmente preservadas! – Genial!
Segundo “Vivi”, ela sente que chegou o momento de prestar o tributo ao seu pai e a escolha do nome “Geração da Luz”, para o álbum, veio da música de mesmo título que foi composta em conjunto com sua mãe (Kika), onde a letra expressa o intuito de passar a bola para a próxima geração: “Eu vou m’embora apostando em vocês. Meu testamento; deixo minha lucidez. Vocês vão ter um mundo bem melhor que o meu…” Esses dizeres foram a inspiração e tema para todo esse trabalho, agora registrado em CD!
E falando em bola… Sem dúvida posso assegurar que ela está batendo um bolão e que seu pai deve estar orgulhoso de ter uma filha que transborda tanta musicalidade! Mesmo não sendo geneticista é evidente que os cromossomos (ou “cromozitos”) da simpatia e da musicalidade de “Raulzito” passaram todos para “Vivi”! (risos)
Um dos pontos altos do disco são as frequências da mixagem e masterização, que foram enquadradas de acordo com a sonoridade contemporânea, acrescidas com ricos harmônicos nos graves e muito equilíbrio nos agudos, qualidades que os antigos equipamentos das gravações originais não alcançavam. O que deixa o CD com um som maravilhoso! Até o som da mosca que pousou em sua sopa ficou hi-tech! (risos)
De posse das vozes à capella (em separado) de seu pai, “Vivi” teve a liberdade para criar inserções pontuais (muito bem colocadas) de dizeres e melodias cantadas de “Raul Seixas”, o que somado aos acréscimos de novos arranjos de violão, guitarra, baixo, teclados e samplers eletrônicos, mais as remixagens e remasterizações resultaram em um álbum profundamente orgânico, coeso e de inquestionável bom gosto!
Mesmo já conhecendo de cor o repertório de “Raul Seixas”, todas (todas mesmo!) as inserções são colocadas com tamanha fluência que parecem ter sido feitas junto com as músicas e para os mais novos; que inda não conhecem a obra desse importante artista e compositor, certamente o álbum “Geração da Luz” é uma grande porta de entrada para esse universo da “boa música”! Fica aí, o meu convite para que o ouçam – viviseixas.com.br!
Para fechar, deixo uma citação de “Raul Seixas” que consta nesse álbum: “Que o mel é doce eu me recuso a afirmar, mas que parece doce… Eu afirmo plenamente!”
Interessou? Então fica a “imperdível” dica do CD – “Geração da Luz” da talentosa “Dj Vivi Seixas”!
Mais uma vez me despeço desejando a todos um ótimo, revigorante, divertido e muito musical final de semana; desta vez ao som de “Raul Seixas”, nas fantásticas versões de sua filha “Vivi Seixas”!
Veja a imagem da página publicada – JPG:
.