Bora falar um pouco sobre ecologia, porque sem árvores não tem madeira pra violão, guitarra, vida pra fazer música e gente pra ouvi-la!
Lembro-me como se fosse hoje da ECO 92, a Conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro no ano de 1.992 que contou com a presença de chefes de estado de inúmeros países e dentre eles, os dos grupos dos países desenvolvidos que representam a maior importância no tocante às riquezas econômicas.
Mas a presença que mais me emocionou foi a do oceanógrafo francês, Jacques Costeau. Uma célebre celebridade, daquelas que valem o pleonasmo e que longe do “bla-bla-blismo“ de muitos políticos, realmente botava a mão na massa para trazer conhecimento, avanço e proteção para o mais vasto ecossistema da Terra, o dos mares e oceanos, que cobrem cerca de 70% do globo terrestre.
Hoje assistimos a um reflexo, ao eco de 20 anos daquela primeira iniciativa que graças a Deus não acabou “panteisticamente dissolvida na noumenalidade do não ser” (como diria o poeta Augusto dos Anjos). E digo mais: Creio que todas as pessoas bem intencionadas devem ter a expectativa de que as palavras proferidas nos microfones da RIO + 20 tenham maior volume do que os de 1.992, que seus reflexos sejam mais reluzentes e que seus ecos se mostrem mais fortes, representativos e duradouros também!
Quem já perambulava pela “terrinha” com certa idade em 1992 vai lembrar nitidamente de que várias tecnologias “verdes” que hoje são usuais pareciam coisa do seriado “Star Trek” (Jornada nas Estrelas). Só para de algumas: Luzes de LED que têm consumo brutalmente menor, as usinas eólicas (que produzem eletricidade à partir dos ventos), as usinas solares (que produzem energia elétrica à partir da luz do sol), hoje carros híbridos entre o velho motor à combustão e o moderno elétrico e amanhã provavelmente deveremos ter carros exclusivamente movidos à eletricidade. Já temos bicicletas motorizadas (à eletricidade) com o custo de R$ 0,01 (um centavo) o quilômetro rodado. Essa é legal, não é?!
Também há o avanço das legislações que passaram o incluir a análise de seus impactos nos ecossistemas em seu escopo, os “selos” e acordos empresariais (os ISO da vida…) que delimitam procedimentos e ações ecológicas e humanitárias e diversas outras coisas e fatores que não teria como listar aqui…
Percebam que é preciso ter um grande comprometimento dos países, indústrias, pesquisa tecnológica e de diversos setores estruturais dos governos, países e sociedade para se galgar avanços no âmbito da ecologia! Mas apesar de todos esses resultados positivos, não se conseguiu deter o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, o desmatamento, a poluição, o extermínio de espécies animais e vegetais e outra lista que também não teria como ser listada aqui… Complicado, não?!
Desta forma, creio que seja de imensa importância prestarmos bastante e profunda atenção nessa segunda Conferência das Nações Unidas (a RIO + 20), porque os efeitos da degradação do meio ambiente nós já vimos sentindo: Como os tsunamis, derretimento das geleiras dos pólos, problemas respiratórios nos grandes centros, escassez de água potável em diversas regiões, tremores de terra e alagamentos onde nunca se teve esse tipo de problema e uma infinidade outras coisas também não listáveis!
Sim, neste caso brigamos contra o relógio e tudo indica que é bom nos apressarmos, porque se perdermos esse bonde, perderemos a qualidade vida, se não a própria!
Mas para aliviar o assunto e como também se morre de preocupações, sigo com duas dicas artísticas bem legais! (risos) Hoje (sexta-feira – 15/06/2012), à partir das 20h o Teatro Estadual de Araras apresenta o espetáculo “Ninguém é de Ninguém” que traz uma adaptação dramatúrgica do livro mediúnico de “Zíbia Gasparetto”. Amanhã (sábado – 16/06/2012), também no teatro e à partir das 20h, haverá o “stand up” do televisivo comediante Oscar Filho (Band e MTV), entretenimento apimentado que promete fazer o público gargalhar sob uma chuva de piadas por vezes “insanas”! (risos)
Novamente me despeço de vocês, desta vez sob os votos de esperança dos frutos que a RIO + 20 poderá nos trazer! Que tenhamos todos, um ótimo final de semana!
Veja a imagem da página publicada – JPG:
,