Manifestado no próprio título de seu primeiro álbum, está o suor e esforço demandados para atingir os vários níveis que contribuem para que um trabalho musical seja bom!
A técnica do instrumento é um desses pontos, mas agilidade demais (quando exagerada) pode dar a conotação de uma simples exibição atlética à música, tornando-a enfadonha porque com 200 notas por segundo, não há melodia que possa ser assobiada. (risos)
Rebuscar o arranjo de uma composição pode tornar sua harmonia difusa, fazendo com que a aplicação de sucessivos acordes dissonantes leve do nada a lugar nenhum e, atribuindo o frio aspecto de uma tese acadêmica à peça. Tudo muito bonito no discurso, mas péssimo de se ouvir.
Outro erro comum na música instrumental é o de achar que todas as pessoas deveriam estar preparadas para sua compreensão, ou até mesmo ao contrário disso, achando então que seu álbum deveria ser ouvido apenas pela pequena elite dos ouvintes intelectualizados. Ou seja: Música de músico, para músicos.
Vejam que interessantes esses três pontos sobre a produção instrumental, sobretudo, quando o trabalho é de violão solo erudito. Um instrumento capaz de fazer harmonia, melodia, os baixos e tudo com muito virtuosismo. Talvez um dos poucos tão completos e comparáveis ao piano…
Se distanciando dos erros e acertando em cheio no quesito “equilíbrio” está o primeiro álbum solo e autoral do violonista paulistano “Rafael Altro”, o CD – “Conquistas”! Dica que trago com enorme prazer aos amantes da boa música!
Conheci “Rafael” durante uma entrevista e sessão de fotos num dos estúdios mais interessantes de São Paulo, o “Estúdio Dragão”, oportunidade em que o visitei por conta de uma matéria para a revista “Produção Áudio”.
Adentrando em suas salas de gravação vi “Rafael” sentado à banqueta, com um violão nas mãos e melodiosas notas limpas a sair daquelas cordas… A verdade é que atrapalhei sua sessão de gravação naquela manhã! (risos) Mas não fosse essa coincidência, hoje desconheceria seu trabalho e esta quente dica não estaria figurando nessas linhas musicais!
Com 18 músicas entre inéditas e releituras de trilhas sonoras de peças de teatro, todas compostas e arranjadas com primor para agradar aos ouvintes mais leigos e aos músicos e críticos mais exigentes, seu trabalho vai percorrendo melodias cativantes através de músicas mais pulsantes e ao estilo brasileiro e outras mais conservadoras e eruditas, todas muito bem executadas e fantasticamente gravadas quanto à qualidade do som!
Como minha origem musical foi o violão e o estudei durante anos antes de partir para a guitarra elétrica, posso lhes assegurar do significado real das “conquistas” desse álbum, que recolhe em si a competência técnica do instrumentista, a sagacidade do arranjador e o bom gosto do compositor! Coisas raras em separado e muitíssimo incomuns de andarem juntas…
O violão é um instrumento muito antigo, com uma tradição de grandes mestres e esse primeiro disco (recém-lançado) de “Rafael Altro” já o coloca dentro de um universo muito distinto: O dos grandes violonistas!
Seguem os endereços eletrônicos onde poderão ver e ouvir o fantástico violão de “Rafael Altro”: www.myspace.com/rafaelaltro e www.myspace.com/rafaelaltro – www.facebook.com/rafael.altro e ainda tem seu SoundCloud onde se pode ouvir todo o CD: soundcloud.com/rafael-altro
E novamente findo por desejar a todos um ótimo e musical final de semana!
.
Ouçam agora o CD “Conquistas” do violonista e copositor Rafael Altro:
.
Veja a imagem da página publicada – JPG:
.
3 comentários
Já fui aluno do Rafael, e quero prestar aqui prestar minha homenagem, não ao excelente musico que é, mas sim ao professor Rafael, amigo, paciente, batalhador…
E principalmente humilde que sempre tratou todos seus alunos com carinho, desde um iniciante que mal sabe pegar no violao (como eu) até um aluno avançado.
Parabéns Rafael!
Do seu amigo Fábio
Obrigado amigo Fábio.
Lindas palavras.
Abraços
Esse é meu prof. de violão u.u u.u…