O Alienista Anda Solto em Brasília!

Que? Como? Onde? Quando?

Parodiando um nobre escritor brasileiro, mas sem nenhuma ficção, nem brilhantismo, a “Presidente Dilma Roussef” acaba de sancionar uma lei (a Lei 12.403/11) que entrou em vigor na penúltima segunda-feira (04/07/2011) a qual remodela a legislação processual pátria, provocando um impacto decisivo na vida quotidiana do brasileiro.

Sou advogado? Não, sou músico, mas essa “mexida” é séria e não dá pra não tratar desse assunto porque ele “vai” literalmente “bater à nossa porta”!

O escritor ao qual me refiro é “Machado de Assis” e sua obra parodiada é “O Alienista”, aliás, já fica a dica de leitura rápida e tão surreal quanto as providências que por vezes nossos governantes adotam. Seria uma piada, se não fosse infame!

Nessa peça literária, o conceituado médico “Simão Bacamarte” (protagonista da estória) envereda para a psiquiatria e vai adotando medidas segundo entendimentos “pessoais” do que consiste a loucura e por assim dizer, de quem é ou não maluco. Vejam que aqui existe um caso de dúvida sobre as condições reais das pessoas…

Desta forma o médico interna a parte obviamente transtornada da população de “Itaguaí” em seu hospício, a “Casa Verde”. Tão logo ele retira os visivelmente transtornados das ruas, suas novas análises o levam a achar que os delírios e a liberdade de suas mentes comprometidas dos internos os dão qualidades superiores as dos cidadãos comuns. Assim ele os liberta, para internar os cidadãos comuns, os quais viveriam na mais profunda “auto-repressão” social. Isso é uma síntese particularmente minha e que me desculpem os literatos. (risos)

Ao fim das peripécias do personagem “Simão Bacamarte”, o autor expõe as dificuldades de estabelecer limites claros para o são e o insano e, quem termina internado (como o único “sadio”) é o próprio “médico”, que morre poucos meses depois e ainda recebe honras póstumas, apesar de todos os seus desmazelos.

Com a mesma arbitrariedade, o “Governo Federal” libertará centenas de milhares de “criminosos” (sem nenhuma dúvida) que hoje se encontram detidos! Pasmem, mas é verdade!

Então por esses dias eles retornarão às ruas, e os cidadãos “civilizados” (nós) teremos de conviver com “formadores de quadrilha”, “furtadores”, “golpistas”, “agressores” e “receptadores de produtos roubados”, entre diversas outras modalidades “profissionais” criminosas que têm pena de detenção de até 4 anos. Inacreditável!

Nem “Machado de Assis” teria criado uma obra ficcional tão esdrúxula quanto esta providência que vem para “auto-salvar” o próprio estado em duas frentes: Desafogar os sistemas prisional e judiciário que se encontram no mais profundo naufrágio, dado ao volume de detentos, processos e à “incapacidade” de cumprirem prazos e instruções legais, as quais eles mesmos deveriam ser os sumos guardiões, mas não dão conta! Remodelá-los, investir, melhorá-los e resolver o problema? Humm… Já sei, vamos fazer a Copa! Ebah!

O que vai acontecer? Mais uma vez o Estado Brasileiro “fraco” joga para a sociedade a responsabilidade e o ônus de “bancar” uma de suas responsabilidades! Foi assim com a saúde, a educação, o sistema previdenciário vem andando nessa direção e desta vez é a segurança pública que nos é “dada de presente”! Afinal, a lei da gravidade parece atuar com mais força em Brasília, onde ministros e políticos caem, caem e caem… Mas a corrupção parece flutuar imune a essa lei Newtoniana! Sabe-se lá o porquê!

Que possamos ter um ótimo final de semana, regado a muito rock’n’roll, em comemoração ao “Dia Mundial do Rock” que foi nessa última 4ª feira (13 de julho)!

Veja a imagem da página publicada – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=1681

2 comentários

  1. O que mais podemos dizer?
    Se você, músico, chegou ao ponto de perder meia hora do seu trabalho para comentar um assunto político, quer dizer que a coisa está feia mesmo. Pois, isto deveria ser um assunto apenas aos políticos.

    Quando nós, a sociedade civil, entramos em assuntos desta plenitude, este fato já demonstra o quão falida está se tornando a máquina do Estado.

    O que falta, agora, é digo ser necessária, é a mobilização social de maneira geral; demonstrando ao Governo que este não pode fazer o que bem entende, quando quer.

    No entanto, estamos no Brasil, com uma sociedade cultural e históricamente ligada ao escravismo, ao conformismo – por isso abaixa a cabeça para tudo. O país, ainda enquanto colônia, foi populado com o que havia de pior na Europa: bandidos, assassinos, ladrões, etc.
    Este fato nos persegue até hoje, pois está enraizado, e corre no sangue dos brasileiros.

    O brasileiro, em si, é um Vagabundo Racional.

    Parabéns por comentar este novo fato que abala (ao menos da maneira que você e eu vemos), a sociedade.

    Gostei das versões das músicas.

    Abraço.

    http://marcoaureliobuzetto.blogspot.com
    http://culturamasp.blogspot.com
    http://eusourebecavon.blogspot.com

    marcobuzetto@hotmail.com

    1. Os assuntos políticos não “podem” ser apenas da alçada dos “políticos” e é justamente pela ausência dos cidadãos em participar dos destinos do Brasil, que chegamos a esse ponto…

      Mandam e desmandam nos atribuindo funções e responsabilidades que originalmente seriam do estado, justamente por não exercermos “nenhuma” força junto ao governo e, tenho comigo que o povo brasileiro sequer tenha “competência” para exercer seus direitos e deveres de cidadania…

      Mais uma derradeira medida infame que nos é imposta e friso que aqui nesse Blog, fica o “protesto” contra mais essa “destrato” para com os cidadãos comuns, que agora terão que pagar mais uma conta… Arcaremos com nossa própria segurança!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.