Já se perguntaram o que as pessoas podem fazer por 5 minutos de fama? Tenho certeza que o leque de opções para responder essa pergunta vai desde a forma de se vestir, ao feitio de perfis chamativos nas redes sociais, a participações em reality shows em rede nacional exibindo inúmeros dotes físicos, mas quase nenhum intelectual, indo até a publicação voluntária de fotos e vídeos exibicionistas, mas dessa vez a coisa foi longe demais…
É certo que os veículos da mídia precisam de audiência e que a medição de índices como o IBOPE, orientam os conteúdos e assuntos a serem pautados nas edições dos jornais e programas de rádio, TV e canais de informação on-line, mas em um meio onde a formação de opinião deveria ser a tônica da questão, fica evidente a falta de uma percepção mais aguçada e a sensibilidade de saber que em certos casos não se deve dar tamanha exposição a certos assuntos.
Do que falo? Da repercussão que o “atirador” que vitimou as crianças no Rio de Janeiro está tendo! Falar do crime é uma coisa, mas estampar o nome, a cara e até publicar vídeos desse sujeito, é justamente corresponder ao que ele “queria” e se tem uma coisa que não se deve fazer, é qualquer coisa que ele tenha desejado!
Na madrugada desta quarta-feira para ontem houve mais um caso de um atirador, que desta vez vitimou transeuntes na cidade de Santos/SP. Será coincidência? Claro que não! Trata-se de enormes egos feridos, que não reconhecem a humanidade do próximo e “copiam” fórmulas que comprovadamente dão resultado, ou seja: Armam-se e cometem barbaridades à semelhança de crimes anteriores para ganhar notoriedade.
Existe uma ampla discussão “especulativa” se esses “atiradores” que vitimam pessoas aleatoriamente são ou não psicologicamente doentes, quais seriam essas patologias e em que graus elas se dariam. Cá entre nós, eles são doentes sim! Sofrem de “ruindade” e nesses tempos modernos, do computador e especializações diversas, parece que nós é que padecemos de achar que a “maldade desse porte” está longe, além de onde possa nos atingir.
O Brasil soma uma população de aproximadamente 200 milhões de pessoas e podem acreditar, tem muita gente boa e muita gente ruim nesse meio! Mas é a minoria que vai acabar praticando essas atrocidades, assim como também é a minoria que detém a direção dos grandes veículos de mídia nas mãos e o que não dá pra fazer, é alimentar essas condutas sórdidas através da criação de “anti-heróis distorcidos e malévolos”.
Odeio fugir dos assuntos artísticos e culturais, mas novamente a gravidade dos acontecimentos pesam e fica impossível ignorá-los!
Também falam em novas medidas para o desarmamento, mas saibam que os “bandidos” sempre estarão armados (a qualquer custo) e a proibição da compra legal de armas pode sim, deixar a sociedade civil incapaz de se defender.
A questão é séria e não é no calor da atitude impensada de “um”, que se deve legislar e acometer a nação inteira sob uma nova política armamentista.
Já que o Brasil agora passou a padecer dessas aberrações da “modernidade”, teremos que lidar com elas e temos que aprender rápido, porque vidas estão sendo perdidas!
Que esse final de semana seja pacífico e que a alegria retome seu espaço!
.