O Samba do “Ditador” Doido!

Charles Chaplin em "O Grande Ditador"

Estamos presenciando uma situação internacional bastante interessante. Por que será que de uma só vez, quase todos os regimes ditatoriais da região do Oriente Médio e norte da África estão entrando em crise com suas próprias populações e culminando em suas quedas para a instalação da dita “democracia”?

Será que se trata de um feixe de luz divina posto a iluminar as cabeças de todos aqueles povos? Mais precisamente, será que é a manifestação de Allah (o Deus da religião muçulmana e majoritária naquela região) através desse “efeito cascata” para libertar seus povos de seus próprios governantes?

Há de se pensar que na década de 1960, boa parte dos países da América Latina sofreram golpes de estado e passaram a ser geridos por governos ditatoriais, os mesmos regimes que em meados da década de 1980 caíram para a instalação da dita “democracia”…

Acontece que após a segunda guerra mundial esse países do Oriente Médio e do norte da África, que hoje atravessam um processo de levante de seus povos para a derrubada de seus ditadores, passaram de colônias européias à ditaduras.

Na época do pós-guerra, muitas dessas ditaduras foram polarizadas e tiveram que optar por fazer parte do bloco capitalista (sob o domínio dos USA), enquanto o restante se manteve sob o domínio Soviético, até a queda do comunismo em 1989.

O certo é que os países que se mantiveram próximos do ocidente se tornaram mais produtivos e mantiveram suas economias mais aquecidas, enquanto aqueles que se mantinham mais fechados, passaram por sérias dificuldades, sobretudo quando houve a paralisação da aquisição de suas produções, sobretudo do petróleo (maior bem desses países) para a antiga União Soviética.

O que assistimos hoje é em grande parte a vitória da informação! Enquanto houve formas de “esconder” das pessoas a evolução de outros países e suas condições de vida, foi mais fácil dominar as massas, mas hoje, a apenas um clique vê-se crianças bem nutridas, freqüentando escolas, hospitais equipados, belos carros, estradas primorosas, praças arborizadas… E esse contraste quando visto por aquelas pessoas em condições subumanas, se tornou “insuportável”!

O principal site responsável por esse trânsito de informações, pela organização dos levantes e pela visibilidade internacional dos fatos foi o “Twitter”, mesmo site que serve para informar sobre futebol, cultura, artes e que está disponível na maior parte dos celulares. Onde também se postam fotos e vídeos, esses que vemos nos jornais das grandes emissoras de TV… Vejam o poder dessas ferramentas!

 

Alegria de uns, tristeza de outros... rs...

E o Carnaval? Desculpem-me, mas não dá para deixar esses acontecimentos de lado e me ater à essa festa, muito embora o assunto (devido à sua região) somado à época carnavalesca tenha me lembrado da seguinte marchinha: Alá-lá-ô, ô ô ô ô ô ô – Mas que calor, ô ô ô ô ô ô – Atravessando o deserto de Saara – O sol estava quente e queimou a nossa cara – Alá-lá-ô, ô ô ô ô ô ô – Mas que calor, ô ô ô ô ô ô… (risos)

Que nós daqui tenhamos um bom Carnaval e que eles lá, tenham sua libertação e os direitos e deveres inerentes à democracia!

Bom final de semana!

Veja a página como no Opinião Jornal – JPG:

.

Link permanente para este artigo: http://www.nandopires.com.br/blog/?p=1244

1 comentário

  1. Uma reação em cadeia essa luta dela democracia!

    Como o mundo está interligado via rede social, quando num lugar dá certo, o outro também vai tentar…

    É da natureza humana se inspirar em outros comportamentos para também obter êxito em suas lutas…

    Interessante a abordagem do assunto, apesar do Brasil estar paralisado por causa do carnaval…

    Beijos!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.