Nessa atualidade musical cansativa, meramente cardíaca, onde todas as letras se resumem ao sentimentalismo e ao coração, Lobão, um artista completo (com pâncreas, fígado, cérebro, sangue, pele… tripas e também coração) continua se expressando em idéias amplas. Exemplo disso é uma de suas mais novas músicas, “Das Tripas Coração”.
Eis Lobão, ao alto de seus “50 Anos à Mil”, título de sua recente biografia que retrata passagens repletas de experiências íntimas e profissionais, em que algumas passagens chegaram a me remeter às guerras de Canudos e da Farroupilha onde as “aspirações tóxicas” e os “farrapos humanos” de certos trechos podem chamuscar os leitores mais sensíveis, tamanho o realismo daquelas linhas escritas. Uma leitura visceral e intensa!
O livro também mostra o ambiente musical em que ele transitava, repleto de pensamentos, ideais, reflexões e ícones dos últimos 30 anos da música brasileira, o que sem dúvida serve como referência para pesquisar diversos trabalhos e artistas. Lembrei muito da biografia do Clapton, que também tocou com muita gente, livro com o qual aprendi muito!
Segue o link da biografia (www.ediouro.com.br/lobao), onde estão disponíveis duas músicas inéditas para download: a já citada “Das Tripas Coração” e “Song For Sampa” que esboçam tudo o que gostaríamos de ter constantemente no cenário musical, mas infelizmente são como oásis de bom gosto e competência num imenso deserto criativo. Vale à pena conferir!
De todos os trabalhos da carreira desse artista, o sempre atual Lobão obviamente se destaca por sua música (que está mais madura do que nunca), pela interatividade, atuando fortemente na Internet através de seu twitter, facebook, blog e site, por iniciativas pioneiras, como quando comercializou seus CDs em bancas de jornais (o primeiro músico de renome no mercado independente, sem as gravadoras). E ainda se destacou como apresentador dos programas Lobotomia e Debate MTV, os quais acaba de deixar para se dedicar mais à sua música.
Penso que suas colocações explícitas e por vezes ácidas farão muita falta na TV para contrabalançar a enxurrada de bobagens com que somos bombardeados! Síntese: Lobão, um artista muito além da música e como esse texto, repleto de exclamações! (risos)
Segue o link para o Twitter de “Lobão”: @lobaoeletrico
2 comentários
Cara!
Tuas matérias são sempre ótimas!
Parabéns mesmo!
Lobão é o cara!
Abraços
Fala Nando!!
Artigo fantástico! Pra mim o Lobão é um dos melhores musicos do país.
Lembro da sua iniciativa quando pôs o “Universo Paralelo” nas bancas a um preço acessível a todos, uma obra de arte com muito conteúdo.
Não vejo muito o cara por aí… talvez pela grande influência do mercado capitalista que atrabalha bastante os produtores independentes.
Mas está aí a a liberdade proporcionada pela internet que anda quebrando muita gravadora por aí e isso é bom para os músicos independentes. Acredito que a tendência é abrir-se um espaço mais democrático para a arte e a cultura.
Belo artigo! Parabéns!
Um grande abraço!
Cristian